domingo, 1 de maio de 2011

Minotauro - Mini Old School

Photobucket

Desde os anos 80 que eu cobiçava este minotauro, uma figura muito antiga da GamesWorkshop, quando ainda fabricava miniaturas de outras empresas como a Ral Partha e de algumas franquias utilizando o nome de Citadel Miniatures. É uma daquelas figuras emblemáticas de uma época, quando a hoje poderosa empresa era muito mais modesta. Se quiserem saber mais sobre a história da Citadel uma boa referência é o blog La Biblioteca de Albion




Esta mini reúne duas características que me atraem no hobby que são as figuras dos anos 80, e a temática da mitologia clássica. A mini apesar de antiga tem uma postura muito interessante e que se destaca do padrão da época, quando as figuras eram bem mais estáticas. A escala é 28mm, o monstro mede 38mm na linha dos olhos e está fundido em metal.

           Em 1986 foi lançado um livro sobre as minis da Games Workshop, sua produção, o universo ficcional, dicas de pintura etc e que se intitulava Heroes for Wargames onde na página 98 é possível ver uma foto deste minotauro, que foi produzido para a franquia Advanced Dungeons & Dragons, que na época era uma das licenças produzidas pela Citadel. Infelizmente o livro não traz créditos de pintura ou escultura, caso alguém saiba quem modelou a mini eu ficaria grato em saber. De acordo com o site Stuff of Legends a figura teria sido modelada por Aly Morrison, mas ainda não encontrei uma referência oficial.

Graças ao amigo Loorg do blog Mis Olvidadas Figuras fiquei sabendo que a figura saiu no Third Citadel Compedium e foi modelado por Nick Bibby, código ADD 86 Minotaur. Gracias Loorg!!




Photobucket


Eu costumo me reunir com outros figureiros aqui do Rio Grande do Sul para pintar e trocar dicas de pintura. Nestas reuniões é comum o pessoal levar coisas que tem sobrando ou figuras que estão esquecidas para trocar ou vender, enfim, fazer um intercâmbio de materiais também. Em nossa última reunião, 19 de março de 2011, me deparei com este minotauro dentre as figuras que o Romano queria passar para frente, uma surpresa muito agradável!

A figura estava um pouco desgastada, tinha rebarbas pronunciadas e alguns detalhes estavam um pouco apagados, mas isto me deu mais estímulo ainda. A etapa de limpar e preparar a miniatura para receber o trabalho de pintura é algo que para mim é muito prazeroso, é o momento em que começo a mergulhar na figura, é a hora de observar os pequenos detalhes e começar a construir uma base sólida para contar uma história, é nessa hora que começo a analisar a figura verificando tanto defeitos quanto qualidades, como minimizá-los ou ressaltá-los. É também o momento de identificar locais de difícil acesso na hora de pintar. Um resultado final bem acabado não é fruto do acaso e sim resultado de um trabalho que inicia na fase de pré-pintura, o planejamento do trabalho irá refletir diretamente na qualidade da obra concluída.

Por ser uma figura clássica eu quis manter o mais fiel possível o modelo original, para isto me utilizei do livro como fonte de consulta. As partes de pelos eram as que estavam mais apagadas, além disso o encaixe da cabeça era muito imperfeito, faltava um dedo no pé direito e um na mão direita, o machado estava quebrado, a única mudança conceitual que fiz foi alterar as unhas dos pés que me pareceram muito limpas e regulares para um monstro deste calibre.

Photobucket


           Para remodelar o pelo e demais detalhes utilizei a massa epoxy Green Stuff que é excelente para trabalhar texturas de pelos e por sua consistência emborrachada uma ótima opção para modelar formas orgânicas, naturalmente arredondadas. Para o machado peguei um pedaço de chumbo, um peso utilizado para balanceamento de pneus, e com umas marteladas achatei até a espessura que eu queria e após cortei e limei para obter o formato desejado.




 
Nesta fase pré-pintura eu costumo definir o cenário, evitando ter de manusear a figura pintada o que com certeza vai danificar o trabalho. Outro motivo de pensarmos e executarmos o cenário antes da pintura é a busca por uma ambientação mais adequada, o que vai ser fator determinante nas cores escolhidas (entonação com cores frias ou quentes, por exemplo). No presente caso, a idéia é retratar um minotauro em seu ambiente clássico, ou seja um labirinto, um calabouço subterrâneo, local desprovido de luminosidade natural, úmido e sujo. Para retratar este ambiente utilizei pedaços de rolhas que cortei em um formato retangular para representar pedras, porém as fiz irregulares, pois não era o piso de um palácio, mas uma construção rústica. Fiz também uma coluna com as rolhas, para quebrar a horizontalidade do conjunto. 

Não fiz fotos do processo, apenas após a reconstrução.

Seguem as fotos da figura pronta para iniciar o trabalho de pintura





Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket


            Em breve novas postagens com a pintura do Minotauro!!


Visite minha Galeria no CMON

7 comentários:

  1. Oi Daed, estava ansioso pela inauguração do seu blog! :D
    Fico feliz que finalmente tenha decidido por começar a postar por aqui, principalmente por ter iniciado com tão belo trabalho!
    Abraços, Mourelle

    ResponderExcluir
  2. Oi Daedalus,

    Eu não encontrei nada sobre o escultor, mas eu vou olhar minotauro, mas eu estou procurando.

    Você tem um blog muito interessante. Ainda assim.

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Mourelle, muito bom te ler por aqui meu velho!!

    Hola Loorg!!

    Muito obrigado por comentar e aguardo novidades sobre o minotauro.

    Ainda estou organizando o blog, mas fico feliz que tenha gostado, fique a vontade para escrever em espanhol se preferir!!

    Saludos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá novamente,

    Eu finalmente encontrei o autor da figura. Lutou um pouco, mas congeguí. Nick Bibby é. Espero que sirva.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado Loorg!!

    Uma informação muito valiosa!!

    Onde encontrou!?

    ResponderExcluir
  6. Prezado Daedalus

    Gostaria de saber uma opinião sua sobre uma marca adequada de airbrush para se comprar. Ainda, você tem notícia de algum curso de pintura "masterclass" no Brasil?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan eu gosto muito do aerógrafo Evolution da Harder & Steenbeck
      http://www.germanairbrush.com/evolution_silverline_2in1.html
      principalmente por ser robusto, fácil de desmontar e limpar e de grande precisão, é um modelo muito utilizado por modelistas. Quanto ao curso nos dois últimos anos tem sido organizado pelo amigo Fabrício Fay, do blog Los Figureros um curso com um professor de nível internacional, ainda não tenho notícia sobre a edição de 2014, mas é muito provável que aconteça, dá uma passada lá no blog e confere as fotos dos eventos anteriores.

      Abraço!

      Excluir