Este pequeno artigo ensina como construir uma lightbox com materiais muito simples, que qualquer um tem fácil acesso e que pode ser elaborada com poucas ferramentas, posteriormente postarei um projeto de uma lightbox mais elaborada.
O que é e para que serve uma lighthbox
Lightbox é, como o próprio nome diz, uma caixa, utilizada por fotógrafos para fotografar pequenos objetos, como se fosse um mini estúdio fotográfico, onde é possível controlar a incidência de luz em um pequeno objeto.
Ao se posicionar uma lâmpada sobre uma miniatura para fotografá-la a luz incidirá sobre sua superfície criando reflexos e alterações na cor, distorções na percepção da realidade. Ao fotografamos uma figura é muito importante que a foto reproduza da maneira mais fiel possível a nossa pequena obra de arte.
A lightbox é um receptáculo com paredes de tecido ou papel e com um fundo. Como as paredes da caixa são transparentes elas permitem que a luz passe, mas de maneira difusa, pois a luz é filtrada pelo revestimento da lighthbox, eliminando assim sombras e reflexos indesejados.
Material
Segue uma receita rápida e simples para confeccionar uma lighthbox:
1- Uma caixa de papelão do tamanho suficiente para colocarmos uma mini e um fundo infinito (a da foto tem as seguintes medidas: 32 de largura, 25 de altura e 25 de profundidade);
2- Tecido branco daqueles que são usados em forro de roupas ou algum tipo de nylon fino ou papel utilizado para cobrir mesas, não é papel absorvente, pois é muito fraco, ou ainda, um papel de forno, papel manteiga também serve, o importante é que ele tenha mais transparência que uma folha de papel comum;
3- Cola branca ou cola quente ou ainda qualquer cola que cole tecido ou papel se foro o caso;
4- Fundo para o mini estúdio, a da foto está com um fundo em dégradé de azul para branco, mas pode-se usar uma cartolina cinza claro ou azul claro ou de qualquer outra cor;
5- Como a caixa utilizada não era muito forte necessitou de alguns reforços em pontos específicos que foram realizados com dois cabides velhos de madeira e arame;
6- Estilete;
7- Tesoura;
8- Régua;
9- Fita Crepe.
Execução
Primeiramente foram cortadas com o estilete 3 janelas em 3 dos lados da caixa, por onde entrará a luz na lightbox, deixando uma borda de uns 1.5 à 2cm para servirem de base onde fixar o tecido e para que formem uma espécie de armação para a caixa. Foi cortada uma das laterais maiores, que será o topo da lightbox e duas das laterais menores que se tornarão as janelas laterais do aparato, deixando o fundo da caixa (onde posteriormente foi fixado o dégradé pelo lado interno e que servirá de fundo para a fotografia) e uma das laterais, que será a parte inferior, intocadas.
Após é só colar o tecido ou papel nas laterais vazadas, e dar acabamento com a fita adesiva.
Como é possível ver nas fotos, o tecido foi colado nas tampas da caixa também, assim tornam-se possíveis algumas alternativas de iluminação, o tecido não foi cortado rente ao final das abas das tampas, servindo para fechar de maneira mais efetiva a caixa, evitando ao acúmulo de poeira dentro do mini estúdio.
Depois de cortada a caixa ficou flexível demais foram então fixadas duas colunas, feitas com a parte de madeira dos cabides, também foi utilizado o arame para fazer uma armação unindo as duas colunas.
No exemplo fotografado foi utilizada apenas uma lâmpada posicionada acima da caixa, mas pode-se utilizar diversas configurações, com lâmpadas laterais ou até mesmo com iluminação frontal, com uma das lâmpadas posicionadas por trás da câmera.
Acho que as fotos demonstram bem como a coisa funciona...
Hola João!!!
ResponderExcluirMuito legal!!!
Em lojas de fotografia vendem algo semelhante chamado de estúdio macro, bem semelhante e que custa uns R$ 300,00!!!!
Vou fazer um para mim!!!
Abração
E aí Fabrício, muito bom te ter por aqui!
ResponderExcluirGeralmente em lojas especializadas são comercializados modelos como o deste link http://www.thinkgeek.com/electronics/cameras-photography/a205/